Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Palavras de Areia ®

Partilha de sentires, emoções, aferições, estados de alma e coisas banais. Pequenas histórias de ontem, de hoje e que se sonham para o amanhã. Poemas meus e desabafos de amor e de vida.

14.01.23

Memórias do meu Caminho de Santiago

Diário ♡ 6 a 14 de janeiro de 2020 ♡

Maresia

Dia 1 - O início.

A despedida, o frio na barriga, o peso da mochila, a tão esperada chegada ao ponto de partida... um dia e uma noite inesquecíveis e de irrepetíveis sentimentos.

Os primeiros passos do meu Caminho de Santiago, pela Costa, em Caminha.

Dia 2 - Encantada e embevecida pela beleza de tudo.

Um dia que começou com um frio de rachar, um nevoeiro cerrado e que terminou com um pôr do sol lindíssimo.

Senti-me uma privilegiada neste caminho de mar sonoro.

Cerca de 25 kms de uma emoção imensa. Que os próximos 140 sejam assim e que tenha sempre a força e o ânimo de continuar.

Dia 3 - Deslumbre e dureza.

Para eu não achar que vinha passear ao jardim, hoje, tive muita animação. Um cenário digno do Senhor dos Anéis, com um piso fantástico, de calhaus e muita lama, propenso ao malhanço. Com muita calma e dores de pernas lá me safei.

Para não esmorecer, depois deste trilho, seguiram-se uns bons kms à chuva... Terminei junto ao mar, com um fresquinho bom...

Foi uma etapa dura, mas de grande beleza e superação.

Dia 4 - Etapa da água...

Dia 9 de janeiro de 2020 foi um dia inesquecível. O dia que me mostrou o quão forte e corajosa eu conseguia ser.

Física e psicologicamente desafiante. Um todo o terreno duríssimo com um seguir de rota duvidoso, uma mochila que se agigantava no meu corpo durido, molhada até aos ossos, cortada por um frio doloroso. Mas que, na verdade, me fez sentir viva a cada momento e apesar de todos os desafios aparentemente impraticáveis para mim, que se foram sucedendo, repetida e assustadoramente, no meu caminho, eu consegui!!!

Hoje, recordando os tralhos, com uma costa de maré cheia e pisos escorregadios, o arrastar na lama, o escalar troncos, seguir caminho com água até aos joelhos e o pior, sozinha no meio de um destruído parque florestal, não ter rede e ter dúvidas do trilho, sei que me superei grandemente neste dia e que, por certo, as minhas estrelas me guiaram neste desafio inesperado (na impossibilidade de me darem um puxão de orelhas). Voltar para trás não era opção e Santiago de Compostela estava à minha espera. Passo a passo, ultrapassando um problema de cada vez, fui avançando.

E magicamente, como que premiada, chegada a Vigo, e já mais quentinha e limpa, sou surpreendida por uma roda gigante. Um presente maravilhoso...voltei a ser criança naquelas voltas e voltas, o melhor dos palcos para o pôr do sol daquele dia.

As dores, o medo, os obstáculos...tudo ficou para trás. Os sentimentos de superação e de alegria que tinha em mim foram, também eles, inesquecíveis.

Este dia foi intenso, do princípio ao fim, sem horas vazias, preencheu uma vida...Adormeci a sorrir.

Façam o favor de fazer o vosso Caminho! Somos invencíveis e não sabemos.

Dia 5 - Uma etapa de grandes contrastes.

Primeiro, embrenhada na selva urbana de Vigo, com uma cinzenta paisagem humanizada como corredor de saída. E depois, já no chamado trilho Traída das Augas, uma súbita entrada num lindíssimo bosque, com os raios deste lindo dia de sol a rasgarem as copas e a ser encaminhada por um cenário encantado.

Dia 6 - Tranquilidade.

Uma etapa muito bonita, com um sentimento de passeio no parque (ainda que um pouco exigente fisicamente), com mais frondosos bosques, com caminhos de pedra (para saltitarmos como crianças), espelhos de água e brindada por um Sol, que parecia brilhar só para tornar o cenário deslumbrante.

Por momentos, desejei ser a Fada Oriana e ficar ali a cuidar daquela floresta.

Nos lugares, cruzei caminho com pessoas muito simpáticas e a chegada a Pontevedra termina com a cereja no topo do bolo, com o belo Santuario de la Peregrina.

Dia 7 - Frio e Sol... e sentimo-nos vivos.

Uma etapa com muito frio , mas com o percurso mais fácil até agora. E pensando que tal não seria possível, com cenários ainda mais deslumbrantes que a anterior.

E talvez por ser um domingo solarengo, senti-me infiltrada en la Vuelta, com tanto ciclista...mas até acabou por ser engraçado.

Na segunda metade da etapa, fui surpreendida com algumas câimbras, a complicarem a minha contagem decrescente, e confesso que foi um pouco doloroso...valeu-me o piso ser regular. Foi mais um desafio superado, que noutro contexto mais familiar, não teria suportado e teria encostado à box.

Mais um dia de Mundo e de superação...

Dia 8 - O destino está próximo.

Uma etapa que encetei ainda de noite e que posso adjetivar de simples. Com uma nova passagem por mais bosques encantados, com muito verde, muitas folhas caídas e um vento que em conjunto com os inúmeros cursos de água criaram uma sonoridade relaxante. E com um trilho tão simples, sem necessidade de grande concentração para ultrapassar obstáculos ou suportar dores, há um convite à introspecção.

No final, uma chegada a Padrón mais feinha...com uma paisagem muito industrializada e cinzenta, com um céu carregado a anunciar chuva a compor este cenário menos encantador. No entanto, o pequeno centro da vila é bonito e o término do meu dia na Igreja Santiago de Padrón foi muito emotivo.

Foi um penúltimo percurso de muitas reflexões e um início de despedida.

Dia 9 - O fim do Caminho.

E se ontem a etapa foi uma música clássica, hoje foi um metal puro e duro. Um percurso a passar a barreira dos 25 kms, com chuva e vento, que me fizeram andar, literalmente, num virote. Com rabanadas de vento fortes, que quando batiam na mochila, me obrigavam a colar a alma ao chão para não ser arrastada. E valha-me, Santiago! Tanta subida!! Acho que entrei num transe eólico para conseguir...

Mas cheguei!!!! E consegui cumprir até ao fim um dos objetivos a que me propus neste desafio, o de fazer a totalidade de kms de cada etapa sem interrupções.

A chegada à Praza do Obradoiro é monumental e a Catedral, que vai surgindo pela nossa direita é imponente, majestosa. É um sentimento de vitória.

Estou muito feliz, orgulhosa de mim própria, com esta experiência de vida única.

Este foi o Meu Caminho, no inverno, a solo, ao meu ritmo, mas espero que vos sirva de motivação. Cada um determina as suas metas...

E sou muito grata a todos os que me foram acompanhando nesta aventura e a tornaram possível.